Marketing médico para ortopedistas e clínicas de Ortopedia

26
jan
2021

Muitos profissionais da saúde ainda se assustam quando o assunto é marketing médico. Por outro lado, existem diversas clínicas que usam essa estratégia a seu favor para atrair e fidelizar mais pacientes. 

Fato é que, atualmente, aumentou a busca por marketing médico especializado em Ortopedia. E nós, da Shantal, podemos te ajudar com esse assunto.

Quer saber como conquistar mais pacientes para a sua clínica por meio de estratégias específicas para o seu público? Então continue a leitura deste artigo.

Estratégias de marketing médico especializado em Ortopedia

Abaixo listamos as principais estratégias para conquistar aquilo que deseja: consultório cheio de pacientes.

Ler o manual de publicidade médica

Primeiro de tudo, é fundamental seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, referente às informações dadas ao público. São eles que regulam quais informações os médicos podem, ou não, publicar.

Caso tenha qualquer dúvida, basta conferir as resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015.

Usar as redes sociais

As redes sociais é uma ótima ferramenta para o marketing médico especializado em Ortopedia, principalmente para quem deseja aumentar a visibilidade da sua clínica através de dicas de saúde. E aqui podemos incluir o Facebook, Instagram, YouTube, entre outros.

Obviamente que esta prática não é contra a lei, já que o CFM permite o uso de redes sociais para disseminar conteúdos científicos (comprovados) sobre medicina. Porém, como falamos acima, é necessário seguir as diretrizes impostas. 

Nas redes sociais, você pode, além de compartilhar dicas úteis sobre a sua especialidade, também divulgar informações sobre a sua clínica, procedimentos realizados e estudos científicos. 

Utilizar Whatsapp e Facebook Messenger 

Esses dois aplicativos de mensagens instantâneas ajudam a sua clínica a manter contato com os pacientes de uma maneira mais assertiva, gerando comodidade com os mesmos. 

Entretanto, assim como em outras redes sociais, é preciso tomar alguns cuidados na hora de conversar com os pacientes por esses meios.

Sendo assim, você pode: 

  • Dar dicas de saúde;
  • Tirar dúvidas sobre tratamentos dos pacientes que já tenham se consultado presencialmente;
  • Divulgar procedimentos sem garantia de resultados.

Por outro lado, é importante evitar: 

  • Realizar consultas e diagnósticos;
  • Expor fotos de outros pacientes, mesmo com a autorização dos mesmos;
  • Prescrever medicamentos;
  • Publicar imagens do “antes e depois” de procedimentos;
  • Cobrar por esses atendimentos.

Ter um site responsivo

Para que você consiga transmitir confiança e credibilidade, é fundamental que tenha um site responsivo e fácil de navegar, que disponibilize todas as informações importantes para o seu paciente. 

Através do marketing médico especializado em Ortopedia, é possível construir um site com: 

  • Contato, localização, equipamentos, exames e procedimentos;
  • Blog com dicas de saúde de caráter informativo;
  • Divulgação de corpo clínico e suas especialidades, restrito a duas especialidades por médico;
  • Sistema de agendamentos online.

E de forma nenhuma você deve utilizar o seu site para divulgar fotos de pacientes, ainda que tenha autorização, preços e formas de pagamento de procedimento ou quaisquer expressões sensacionalistas como “resultados garantidos”, “antes e depois” e “funciona de verdade”.

Criar um blog

Para que o seu site apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google, você deve investir em conteúdos relevantes. E a principal ferramenta para aplicar essas estratégias é um blog.

De acordo com o CFM, não há restrições quanto à disseminação de conteúdo por médicos através de blogs, desde que seja de cunho científico e educativo. 

Criar uma conta no Google Meu Negócio 

Para ser encontrado mais facilmente pelos pacientes, essa é uma estratégia muito utilizada em marketing médico especializado em Ortopedia. 

Assim, quando a pessoa procurar por um especialista na sua área ou até mesmo digitar o seu nome, já aparece o endereço, horários de funcionamento, canais de atendimento e outros detalhes importantes.

Investir em anúncios

Algumas das maneiras mais eficazes de alcançar o seu público-alvo é através de anúncios online. É possível controlar o valor do investimento e calcular o retorno real sobre o investimento dia após dia. 

A Shantal Marketing Médico costuma utilizar duas principais ferramentas para isso:

  • Google Adwords: anúncios que aparecem no topo da página de resultados do Google. Eles são comprados através de palavras-chaves, e você só paga, de fato, quando alguém clica no seu anúncio.
  • Facebook Ads: você cria a campanha com base nos objetivos do anúncio e nos interesses e dados das pessoas.

Como você pode notar ao longo do texto, muitas são as possibilidades de marketing médico especializado em Ortopedia. 

A Shantal Marketing Médico oferece serviços diferenciados para que você consiga alcançar os seus objetivos e conquistar o sucesso da sua clínica ou consultório. Fazemos sua publicidade da maneira correta, sem infringir nenhuma lei, sempre com base no Código de Ética Médica e conforme orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Nosso principal foco é: criação de landing pages, redes sociais, elaboração de sites e textos para blog, estratégias SEO, campanhas online e offline, branding e anúncios no facebook e Google. 
Se você tem interesse em investir em marketing médico especializado em Ortopedia, entre em contato conosco e conheça os nossos planos.


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