MKT digital médico: pode ser aplicado para todas as especialidades?

31
maio
2021

Você com certeza já ouviu falar em marketing digital. Ele está presente em toda a internet! Muitas empresas estão cada vez buscando mais essa ferramenta, tanto como forma de aumentar clientes, quanto para melhorar sua imagem!

Você já ouviu falar de marketing médico? E será que o MKT digital médico pode ser aplicado a todas especialidades?

Na verdade, poucos temas são tão universais e permanentes como aqueles relacionados à saúde, concorda? Dessa forma, o MKT médico também se torna uma necessidade.

Contudo, é preciso ter cuidado. Ao contrário das demais áreas do marketing, o marketing digital médico possui algumas peculiaridades, especialmente aquelas relacionadas com as questões éticas!

Vamos entender melhor!

Como eu posso fazer mkt digital médico, sem errar?!

Antes de mais nada, lembre-se sempre: toda criação e marketing digital médico para uma clínica, assim como o desenvolvimento de seus conteúdos, deve seguir algumas diretrizes, das quais:

Como podemos perceber, promover uma clínica não é a mesma coisa que promover uma outra empresa qualquer!

Existem regras a seguir. Saúde é coisa séria! Assim, entre as principais regras, podemos citar:

  • Não divulgar preços;
  • Jamais espalhar conteúdo duvidoso, sem fundamentação científica;
  • Autopromoção e expressões exageradas;
  • Nunca usar fotos de pacientes nos materiais de divulgação.

Percebeu? Apenas essas regras já mostram como o MKT digital médico é único e precisa de uma atenção especial.

Ou seja, a propaganda médica precisa apresentar delicadeza, independente de qual for a especialidade.

Mas afinal, MKT digital médico pode ser aplicado para todas as especialidades? 

O MKT médico pode ser aplicado em todas especialidades?

Em suma, essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas. E muitos não sabem a resposta pra ela.

Você sabe qual o motivo? O que acontece é que a palavra marketing em si, parece ligado a comércio, ou seja, um sentido pejorativo. Em outras palavras, ninguém vende saúde! Ela é um direito de cada um de nós!

Contudo, a resposta para nossa pergunta é sim! Qualquer especialidade atual pode fazer uso do marketing médico! Mas, preste sempre atenção, principalmente nos pontos que destacamos antes!

Tudo precisa ser feito de forma ética! Além disso,  analise também o grau de sensibilidade da sua especialidade.

Vamos a alguns exemplos.

Clínicas de dermatologia, por exemplo, são mais abertas ao MKT digital médico. Você tem um leque de opções maior para realizar o trabalho! Já especialidades como oncologia e psiquiatria, que provocam uma sensibilidade maior, tem uma abordagem diferente.

Assim, nestes casos, o MKT médico deve ser mais sutil, sempre com respeito aos limites, a ética e uso do bom senso. Procure para estas áreas, sempre agências especializadas nesse ramo.

Ele não pode ser feito por qualquer uma!

Por fim, agora que vimos que é possível o MKT médico para todas especialidades, vamos alguns pontos cruciais para que ele seja feito da melhor forma.

MKT médico eficaz: como fazer?

Em síntese, como vimos, o MKT médico vai muito além de um site ou uma rede social bem feita. É claro, são questões muito importantes. Mas antes de tudo, você precisa prestar atenção no MKT relacionado a sua imagem.

Assim, a primeira dica é humanizar sua clínica da melhor forma possível! Mostre a seus pacientes que você  não visa o lucro, e sim a recuperação e o melhor tratamento para ele.

Analogamente, seus pacientes precisam se sentir confortáveis com seu trabalho! Crie um ambiente favorável em sua clínica, com um bom local de descanso e opte por cores que descansem os olhos.

Produza sempre conteúdo de alta qualidade! Seja ele no seu site, blog ou redes sociais. Mas como eu posso fazer isso? Atualize-se sempre! Traga sempre informações atuais sobre sua especialidade, além de curiosidades!

Além disso, deixe claro: sua missão, seus objetivos e metas de trabalho.

E por fim, não deixe de compartilhar conteúdo nas redes sociais. Você pode usar ferramentas como o stories do instagram, para mostrar alguma novidade na sua clínica ou alertar para algum cuidado especial.

A importância de MKT digital médico bem feito

Um MKT médico bem feito traz muitos resultados! Entre eles, podemos citar:

  • Caso sua cidade seja grande, com uma variedade muito grande de clínicas, existe uma grande possibilidade que as pessoas busquem por médicos e clínicas na internet. Dessa forma, se sua clínica está bem posicionada, isto trará retornos para você!
  • As redes sociais permitem que mais pessoas conheçam sua clínica de forma rápida e prática;
  • Mecanismos de avaliação e feedback são importantes! Cada vez mais pacientes consultam sua página antes de agendar uma consulta! E sua decisão, em parte, será por conta das suas avaliações!

E aí, o que achou de tudo isso? Entendeu a importância do MKT digital médico, e como ele pode impulsionar sua clínica? E como vimos: qualquer especialidade pode trabalhar com MKT médico!

Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com a gente!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.