A importância do treinamento para recepcionistas para a sua clínica

26
jan
2021

Sabemos que a primeira impressão é a que fica. E, a cada dia que passa, os pacientes estão se tornando ainda mais exigentes, não apenas com o atendimento médico em si, mas também com a maneira como são recepcionados em um consultório.

Fato é que, antes mesmo de agendar uma consulta, a primeira ligação para a recepcionista já diz muito sobre o que esperar da clínica.

Como os pacientes priorizam uma experiência completa na área da saúde, investir em treinamentos para recepcionistas pode ser um grande diferencial para aumentar a fidelização em sua clínica ou consultório. 

É importante ressaltar que por mais que a consulta médica seja o grande objetivo, o processo de encantamento começa com um atendimento empático e humanizado na recepção.

Agora você, médico, já imaginou comprometer anos de qualificação e experiência por conta de um atendimento de má qualidade na recepção? Para evitar esse tipo de situação você deve apostar em um treinamento para recepcionistas, o que pode fazer toda a diferença nos resultados de agendamento de consultas.

A importância da recepcionista na experiência do paciente 

Vamos imaginar o seguinte: você começou a investir em estratégias de marketing médico e conseguiu ser visto por um número significativo de possíveis pacientes. Certo dia, um deles, que confiou na sua autoridade médica, decidiu agendar uma consulta.

Contudo, ao entrar em contato com a sua clínica, o atendimento não corresponde às suas expectativas. Mas ainda assim, ele decide marcar a consulta e, ao chegar no consultório, a recepcionista está de cara feia e não dá a devida atenção que ele esperava. 

Sabe qual é o resultado disso? Todo o seu investimento para encantar o paciente não valeu de nada, já que a primeira experiência foi completamente negativa. E mesmo que você ofereça uma consulta médica de qualidade, essa falta de empatia da recepcionista ficará na memória do seu paciente. 

Isso se realmente o paciente insistir em marcar a consulta, pois normalmente, o péssimo atendimento já no telefone, acaba contribuindo para que ele desista do agendamento e procure outro profissional.

Nunca se esqueça de que os pacientes procuram por uma experiência completa e a primeira impressão pode comprometer todo o resto. Por isso, capacitar suas recepcionistas para oferecer atendimento de qualidade também acaba sendo uma ótima estratégia para o sucesso de sua clínica.

Quanto mais pacientes satisfeitos, mais você poderá aumentar o número de consultas. Já que muitos deles compartilham as suas experiências por meio de avaliações em sites como o Doctoralia, Google Meu Negócio ou então nas redes sociais.

E isso é o suficiente para convencer outros pacientes a se consultarem em sua clínica, pois uma boa indicação sempre é bem vinda. A mesma coisa acontece com experiências negativas, que acabam afastando novos pacientes e reduzindo as chances de fidelizar aqueles que já se consultaram com você.

Por que priorizar o atendimento humanizado em sua clínica 

O atendimento humanizado é, com certeza, um dos principais fatores que contribuem para que o paciente tenha uma experiência positiva em sua clínica. E para que isso aconteça, as recepcionistas do consultório devem, primeiro de tudo, entender que cada pessoa é única.

A partir daí, é fundamental oferecer um atendimento individualizado, respeitando os valores e princípios de cada paciente, com empatia, ética e cordialidade. Dessa maneira, ele se sentirá valorizado e irá perceber que todos estão empenhados em ajudá-lo a garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

Ou seja, desde o momento da chegada do paciente até a sua despedida, a recepcionista precisa colocá-lo como o centro das atenções, uma vez que, naquele momento, ele é a pessoa mais importante para sua clínica. 

Ao mostrar ao indivíduo o quanto ele é único e importante, além de garantir uma experiência positiva, você ainda consegue fazer com que ele reduza a ansiedade e o medo diante de algumas situações. 

Isso sem falar que ele vai criar uma relação de confiança e proximidade com sua clínica médica, contribuindo para a captação e fidelização de um número cada vez maior de pacientes.

Por que investir no treinamento para recepcionistas da Shantal Marketing Médico?

Ao contratar os serviços da Shantal Marketing Médico, além de investir em estratégias para captar mais pacientes, você ainda pode optar pelo treinamento para recepcionistas, uma espécie de coaching que irá deixar sua clínica muito mais preparada para oferecer uma experiência completa e positiva para cada um dos seus leads, que são os interessados em agendar uma consulta. 

E o resultado dessa combinação entre estratégias de marketing médico e treinamento de recepcionistas é a redução de custos com a aquisição de novos pacientes, aumento da sua rentabilidade e expansão da sua marca de forma natural.

Engana-se quem pensa que somente os novos profissionais devem contratar esse tipo de serviço. Os especialistas mais experientes também precisam passar por um processo de reciclagem. Com novas tecnologias, técnicas e estratégias sendo incorporadas no ambiente médico, prepará-los para essa nova realidade é fundamental para otimizar a experiência do paciente.

Quer saber mais sobre transformar sua recepcionista em uma fonte de encantamento para os seus futuros pacientes? A Shantal Marketing Médico oferece um treinamento completo para que elas possam desenvolver as habilidades necessárias e trazer mais resultados para sua clínica. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.


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