Conheça as vantagens do Whatsapp Business para a sua clínica

01
mar
2021

Em suma, o uso do WhatsApp Business em sua clínica médica pode ser uma excelente estratégia para fidelização de clientes. Como sabemos, essa ferramenta aproxima mais a comunicação entre médico e paciente, e tem o intuito de simplificar a interação com clientes, otimizando o atendimento e aumentando a produtividade na parte de recepção.

Mas, afinal, você realmente sabe como usar essa ferramenta da melhor forma?

Para começo de conversa, precisamos primeiramente entender como funciona o WhatsApp empresarial.

WhatsApp empresarial: ferramenta fundamental

Primordialmente, o WhatsApp surgiu como um ferramenta apenas de comunicação revolucionária. Com o tempo, evoluiu, surgiu sua forma adaptada para uso em empresas de pequeno e médio porte. Dessa forma, um dos seus principais objetivos é a otimização do contato empresa cliente, tornando esse serviço mais próximo e ágil!

Assim, a ferramenta dispõe de recursos específicos para a rotina comercial, como por exemplo, a criação de catálogos para apresentação de produtos e as ferramentas de automação de respostas.

Mas afinal, qual a relação dele com uma clínica médica?

Como dito anteriormente, o Business se torna um canal de comunicação rápido e eficiente. Dessa forma, existem três partes fundamentais do processo:

  • Respostas rápidas

Em suma, este recurso permite a automação de mensagens para perguntas frequentes. O que isso significa? Por exemplo, um paciente acessa e pergunta qual o horário que sua clínica atende. Diante disto, você pode criar uma automação, para que ela responda automaticamente, facilitando a vida do indivíduo.

Além das respostas rápidas, cria-se também mensagens que sejam programadas automaticamente com a ausência de saudação. Já as mensagens de saudação servem para dar boas vindas, e direcionar o paciente para seus primeiros passos no atendimento.

Analogamente, outro fato que pode acontecer é sua ausência da clínica. Novamente, a mensagem programada pode informar o paciente do motivo de isto acontecer, e avisá-lo quando estiver disponível.

  • Perfil Comercial

Em síntese, o perfil comercial deve conter todas as informações úteis para os pacientes. Dessa forma, devem constar endereço, descrição dos serviços prestados e e-mail da clínica.

Além disso, é interessante colocar links que direcionam os pacientes para sua página da web, para ele obter mais informações sobre a clínica. Pode ser também das redes sociais!

  • Etiquetas

Em suma, com as etiquetas, você consegue catalogar cada conversa de acordo com seu objetivo!

Certo. Mas como eu ativo essas funções descritas acima? Como eu crio minhas mensagens rápidas, etiquetas e perfil comercial? Posso usar também como marketing?

Desenvolvimento das ferramentas

Dessa forma, começaremos primeiramente, com a questão das respostas rápidas.

Para você desenvolver as respostas rápidas, primeiramente é preciso que você conheça as principais dúvidas de seus pacientes. Após isso, monte uma lista. Feito isto, você deve criar respostas no aplicativo, seguindo os seguintes passos:

  • Acesse o menu dos três pontos.
  • Clicar em ferramentas comerciais, e após, respostas rápidas.
  • Toque em adicionar.
  • Escreva uma mensagem de texto ou anexe um arquivo a resposta rápida.
  • Defina o atalho para sua resposta rápida.
  • E defina a palavra-chave que ajudará na identificação da pergunta, e logo após, em salvar.

Pronto, você criou uma mensagem rápida para seu WhatsApp business!

Para a criação das etiquetas, também existe um passo a passo para se seguir. Com ela, você  consegue organizar sua lista de contatos. Dessa forma, o primeiro passo para criar a funcionalidade, é definir quais categorias serão utilizadas na sua lista.

Por exemplo, é possível organizar os contatos de acordo com a especialidade consultada na clínica.

Então, para criar suas etiquetas:

  • Acesse configurações, e depois, etiquetas.
  • Você vai encontrar algumas opções padrões de aplicativo, como novos clientes.
  • É possível criar até 20 etiquetas no WhatsApp empresarial

Por fim, com as funcionalidades apresentadas, quais as vantagens do uso do WhatsApp para sua clínica?

Vantagens do WhatsApp business para sua clínica

A seguir,  uma lista interessante, contendo os principais pontos da vantagem do business.

  • Ajuda muito na organização do fluxo de pacientes, o que torna sua recepção mais produtiva;
  • Fidelização de pacientes;
  • Acompanhamento de análises e estatísticas de mensagens. A ferramenta disponibiliza métricas, como taxa de recebimento, de abertura, resposta e conversão.
  • Contribui também, para a não marcação de consultas em cima da hora.
  • Não deixe seus clientes esperando! com a rapidez na comunicação, evita-se este tipo de situação!

Por fim, vale a pena citar os casos em que não se usa o WhatsApp Business.

Casos que o WhatsApp business não pode ser usado

Em suma, o Conselho Federal de Medicina (CFM), permite o uso do aplicativo apenas para o gerenciamento de tarefas rotineiras de seu dia a dia. Dessa forma, há situações em que ele não pode ser usado. São elas:

  • Trocas de informações sigilosas: Nenhum dado sensível deverá ser trocado. O que pode acontecer, é, por exemplo, um paciente enviar algo. Dessa forma, é preciso deixar claro a orientação que a troca de informações é feita apenas na clínica!
  • Atendimento a distância: Em suma, a ferramenta não desenvolveu-se apenas para área médica. Ou seja, por mais que ela tenha uma criptografia que assegura um certo nível de segurança, não possui nenhum respaldo jurídico para a área da saúde!
  • Envio de diagnósticos: Analogamente ao atendimento a distância, nenhum tipo de diagnóstico realiza-se via whatsapp business. Além disso, fica óbvio que a prescrição de medicamentos é totalmente vetada.
  • Qualquer tipo de cobrança.

Em conclusão, sabe-se que todos esses vetos servem para preservar a imagem da sua clínica, bem como de todos os seus pacientes!

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