Blog médico pode atrair mais pacientes
maio
2021
Quem trabalha na área médica, sabe da importância da presença online na busca de mais pacientes e notoriedade.
Uma boa maneira de começar essa ação é criando um blog médico dentro do seu site, com o objetivo de disseminar informações sobre o serviço que está sendo oferecido. Mas, ainda surgem muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo, de que maneira a implementação do blog pode alavancar o retorno financeiro de seus atendimentos?
Os usuários da internet ao redor do mundo, exploram e pesquisam sobre tudo, inclusive, quando o assunto é saúde. Muitas pessoas buscam, por exemplo, o porquê de uma dor de cabeça aparecer de repente.
E muitas vezes, os resultados são de locais para ir, e não a resposta para a dor de cabeça em si!Isto acontece, porque a maioria das buscas da internet não servem apenas para os sintomas e doenças, mas também para encontrar informações sobre hospitais e clínicas, além dos profissionais da área da saúde.
Portanto, vamos entender a importância de um blog nas estratégias de marketing para um profissional da saúde.
Visibilidade da clínica
Como dito anteriormente, as ferramentas de busca, como o Google, são usadas para buscar sintomas e diversas patologias. E atualmente, em tempos incertos em que vivemos, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde e prevenção de doenças.
Dessa forma, este tipo de comportamento abre oportunidades e um leque gigantesco para sua clínica! Afinal, ao encontrar um bom conteúdo sobre o que o usuário está pesquisando no site de alguma instituição, leva ao contato direto com o profissional responsável, criando um certo relacionamento e aumentando a credibilidade!
Relação entre blog e atração de clientes
Nos dias atuais, não há como pensar em marketing médico sem relacionar com as redes sociais. Afinal, tornou-se um pré-requisito para empresas que buscam visibilidade! Redes com Facebook e Instagram são peças-chave, dependendo das necessidades e interesses do paciente.
Outra opção é a criação de um blog especializado, juntamente com um blog, composto por artigos vinculados aos temas tratados pelo serviço médico oferecido. Inclusive, a área da saúde é um ramo que cada vez mais se expande, já que qualquer dúvida sobre alguma doença, as pessoas recorrem à internet.
Mas vale salientar: nenhuma informação obtida na internet substitui uma consulta médica. Contudo, ela pode sugerir locais onde a pessoa pode procurar ajuda especializada para o que esteja sentindo.
Assim, um blog médico, além de informar as pessoas sobre inúmeros assuntos relacionados à saúde e bem-estar, faz parte também da ponte para que estas pesquisas se convertam em futuras consultas presenciais.
Em outras palavras, o site em que está contido o blog médico deverá também trazer informações sobre a instituição em si, os serviços oferecidos e o corpo clínico atuante.
Por fim, por meio de blogs, torna-se possível compartilhar artigos interessantes e associar os mesmos a dados interessantes com seu endereço, contatos e formação da equipe médica, funcionando como um cartão de visita virtual.
Mas afinal, como criar um blog de maneira correta? Como usar bem as ferramentas digitais?
Criando um blog com visibilidade
Diariamente, milhares de artigos são publicados na internet; porém, nem todos conseguem visibilidade. Para que seu blog tenha visibilidade, é importante que ele siga algumas estratégias de marketing, das quais:
- Uso correto de palavras-chave: em suma, devem ser escolhidas com atenção e precisam estar corretamente posicionadas no decorrer do texto, sem serem muito repetidas;
- Conteúdo de qualidade: É importante que os artigos apresentem conteúdo relevante para fidelizar seus leitores e ajudar o Google a colocá-lo como primeiros resultados;
- Links confiáveis (link building): os links utilizados no decorrer do artigo devem ser confiáveis e escolhidos de maneira inteligente. O Google também baseia-se nesses links para indexar seu site ou publicação;
- Respeitar sempre as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM): o CFM apresenta regras para a publicidade médica;
- E.A.T: (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness, traduzido livremente como Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade) sigla do Google que guia os algoritmos quando o tema é conhecimento especializado.
Por fim, esses requisitos são essenciais para alcançar um bom Rankeamento no Google, buscando deixar o seu site nas primeiras páginas do buscador. Dessa forma, criando um blog com as dicas anteriores, sua clínica ou hospital terá algumas vantagens.
Mas quais vantagens são essas?
Credibilidade do serviço oferecido
Quando alguém pesquisar sobre informações médicas no Google, e seu resultado aparecer primeiro, certamente isso trará credibilidade ao seu negócio!
Dessa forma, a pessoa poderá entrar em contato direto, o que trará confiança ao paciente e a segurança da imagem que está sendo passada. Além disso, os artigos publicados no blog estarão sempre disponíveis na internet, podendo ser acessados a qualquer tempo e lugar.
Aumento do tráfego orgânico
Como dito anteriormente, quando os conteúdos do blog são de qualidade, publicados com frequência regular e obedecem às regras básicas de indexação, os algoritmos dos mecanismos de busca reconhecem que seu site é confiável e tendem a trazê-lo cada vez mais para o topo dos resultados!
Isso é bastante vantajoso, já que as pessoas que acessam, costumam clicar nos primeiros resultados, aumentando o tráfego orgânico do seu site. Além disso, outra vantagem é o link building dos seus próprios artigos, ou seja, outros sites renomados podem inserir seu link em suas páginas como referência. Isto ajuda no melhor posicionamento do Google, aumentando ainda mais as visitas!
A Shantal foi criada com a proposta de trabalhar exclusivamente com marketing para a área médica. O nosso foco é apoiar os profissionais a disseminar informação qualificada para a sociedade, bem como trazer resultados de negócios.
Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!
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