Importância do marketing médico para o crescimento da sua clínica
dez
2020
Em tempos digitais, possuir um consultório não é o suficiente, e considerar a importância do marketing médico para o crescimento da sua clínica, se faz obrigatório.
Segundo pesquisas, metade do planeta vive conectado à internet, e o Brasil é o segundo colocado no ranking de países com usuários mais tempo ativos na rede.
O fato é que, o marketing médico é essencial para quem deseja um excelente posicionamento no mercado e ser referência por parte dos pacientes, interessados na saúde, e ainda, outros profissionais.
A seguir, detalharemos a importância do marketing para o crescimento da sua clínica e como você pode ter acesso às estratégias hoje mesmo.
O que é Marketing médico
O Marketing médico é um conjunto de estratégias de marketing digital atrelado a uma comunicação humana, empática e assertiva.
Quando falamos de meio digital e assuntos de saúde, a veracidade de uma informação é o que mais importa a alguém que precisa naquele momento sanar uma dúvida.
Dessa forma, o diferencial já começa em tratar o leitor como um paciente ou pessoa que precisa de informações sobre saúde, não o considerando como público-alvo.
Como resultado, o leitor sentirá nos conteúdos elaborados, uma conexão com a clínica, deixando-o confortável para entrar em contato e seguro para obter mais informações sobre saúde.
Por fim, o marketing médico agrega valor ao profissional da saúde e seu negócio, garantindo a ele resultados financeiros por meio de um trabalho único e fiel aos seus valores.
Importância do marketing médico para o crescimento da sua clínica
Para entender melhor a abrangência do marketing médico e seus resultados, separamos as principais vantagens.
Credibilidade para a clínica
A saber, as pesquisas realizadas na internet e nas redes sociais têm sido um ponto de influência na decisão das pessoas. Isso porque, a maioria delas, faz alguma pesquisa prévia relacionada à saúde, antes mesmo de marcar uma consulta médica.
E aqui, você já evidencia a importância do marketing médico para o crescimento da sua clínica, quando, conteúdos bem elaborados, agregam credibilidade, que garantem outras iniciativas por parte do leitor ou paciente.
Alcance de pacientes
Certamente, o famoso boca a boca é muito válido quando você não usa das estratégias de marketing médico. Mas você já imaginou ajudar mais pacientes e aumentar a rentabilidade da clínica médica, usando a internet, redes sociais e outros meios de comunicação?
Pois bem, seja uma clínica recentemente inaugurada, bem como, consolidada no mercado, o interesse em alcançar mais pacientes é o objetivo em comum.
Inclusive, é próprio do profissional de medicina, o desejo de ajudar e tratar as pessoas e o marketing para médico, contribui efetivamente para isso.
Posicionamento no segmento de saúde
Ética e seriedade, atrelados ao diferencial da sua clínica, é o que garante um excelente posicionamento no segmento de saúde. Uma vez que, o trabalho esteja sendo feito de forma contínua, a concorrência não será uma preocupação, elevando exponencialmente o nível da clínica.
Acolhimento real no ambiente digital
Quando falamos de internet e todas as suas possibilidades, não podemos deixar de lado a experiência positiva que desejamos causar.
Considere os mais diversos tipos de público, por exemplo, pessoas com idade avançada ou que estão preocupadas com a saúde, e que precisam de facilidade em encontrar o que precisa com o menor desgaste possível.
Não somente pelo conteúdo escrito, mas também pela disposição das informações no layout das páginas do site e nas redes sociais, que fazem da navegação um ambiente seguro e confortável, propício para o retorno e fidelização do leitor.
Redução dos impactos da economia no seu negócio
Muitas clínicas têm nos procurado neste momento durante a pandemia, por conta que as pessoas estão ficando em isolamento como forma de prevenção ao coronavírus. Com isso, a queda na receita atinge também os profissionais da saúde, e que podem ter um impacto minimizado, quando recorrem ao marketing para saúde em tempos de crise.
Dessa forma, ações são elaboradas sob medida para sua clínica, a fim de mantê-la competitiva e saudável financeiramente.
Estratégias de Marketing Digital Na área da saúde
Em primeiro lugar, é preciso informá-lo que as estratégias de marketing digital na área da saúde devem ser feitas de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina. Logo, algumas regras devem ser seguidas para que todos os conteúdos estejam dentro dos requisitos, onde, contar com especialista em marketing médico é indispensável para sua clínica.
Portanto, as seguintes estratégias de marketing podem ser utilizadas nos seguintes pontos de conexão com o público:
Site com blog para conversão
A princípio, ter um site é bom, mas um site com para conversão é melhor ainda. Pois é por meio de conteúdos estrategicamente elaborados é que se obtém resultados. Quando se trata de conversão, ter objetivos traçados é o que faz com que as metas sejam alcançadas e mensuradas.
Além disso, é no blog que os leitores terão um espaço de contato para conhecer os assuntos de saúde, bem como, criar uma conexão com sua clínica.
Nesta parte, utilizamos estratégias de posicionamento orgânico, como otimização, SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, a fim de que o Google e outros motores de busca priorizem sua página, considerando-a relevante ao público.
E-mail marketing
E-mails são armas poderosas e que agregam exclusividade aos leitores que demonstram confiança no seu trabalho.
Usar o e-mail marketing como parte da estratégia ajuda a manter o relacionamento ativo, permanecendo na memória do leitor, futuro paciente.
Redes Sociais
Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp fazem parte da vida diária de milhares de pessoas, e estabelecer um relacionamento com elas é imprescindível. A presença nas redes sociais, ajuda com que a pessoa otimize seu tempo de busca na internet em procurar um profissional para cuidar de sua saúde.
E o mais importante, lembra do boca a boca? Em grupos e comunidades das redes sociais, as recomendações por profissionais estão cada vez mais disseminadas e uma vez que você também está ali, as pessoas podem conferir as informações e então se sentirem mais confiantes em marcar uma consulta, por exemplo.
Anúncios no Google
Investir em anúncios no Google é interessante e muito válido para ampliar suas perspectivas de resultados.
Assim, atingir um público novo que está próximo da sua clínica, ou ainda, que você possa atender usando os recursos de Telemedicina, sem dúvida, eleva os valores do seu negócio.
Marketing offline
Essa é uma parte do marketing tradicional, conhecido também como Outbound Marketing, do qual é possível atingir um público qualificado por meio de anúncios televisivos, em jornais, revistas, outdoors e panfletos.
Essa estratégia é importante e ajuda a conectar sua clínica com pessoas que não tem acesso a internet, seja por regiões menos urbanas, por falta de tempo etc.
O fato é que estar presente nesses meios, certifica sua imagem, que já está presente no marketing online, deixando a comunicação completa.
Especialista em marketing médico
Está na hora de conhecer as estratégias que farão a diferença no seu negócio, por meio de profissionais qualificados que possuem o mesmo objetivo que você.
A Shantal é especialista em marketing médico, com experiência que vai desde clínicas pequenas a grandes hospitais.
Agora que você já compreendeu a importância do marketing médico para o crescimento da sua clínica, veja nossos planos de marketing médico e tire suas dúvidas com nossa equipe online.