Descubra como atrair mais pacientes para sua clínica médica

10 dicas para atrair mais pacientes para sua clínica médica 

Abrir a própria clínica, por si só, já é considerado um desafio para muitos profissionais da saúde. Afinal, é preciso bastante planejamento e foco. Uma das maiores preocupações, sem dúvida, é em conseguir manter uma base de pacientes. 

Porém, é possível atrair mais pacientes para sua clínica médica com medidas que podem, além de aumentar o número de atendimentos, melhorar a fidelização e contribuir com o seu crescimento profissional. Confira! 

1. Crie bons relacionamentos com consultórios 

Ter contato com consultórios ou até mesmo outras clínicas médicas é uma ótima forma de conseguir mais pacientes, já que é comum que médicos indiquem os melhores lugares para realização de um exame ou tratamento. 

Isso também vale para outras clínicas com atendimentos diferentes ou complementares ao seu, já que pode ocorrer essa troca de indicações. 

Entre em contato com consultórios e clínicas para oferecer essa parceria ou, quem sabe, até um desconto para os indicados! 

2. Boa comunicação com os pacientes que já estão na clínica 

Qualquer clínica médica deve prezar pelo bom relacionamento e comunicação com aqueles pacientes que já fazem parte da rotina, pois isso fortalece o vínculo e ainda pode criar a “publicidade boca à boca”. 

Quando se procura por um serviço ou produto, é normal pedir aos conhecidos por uma indicação ou opinião sobre. E isso não é diferente no caso de uma clínica médica: quando se trata de saúde, todos querem o melhor atendimento possível.

3. Use a tecnologia ao seu favor 

É impossível negar a facilidade da tecnologia na vida de todos. Por isso, é importante olhar para ela como uma forma de facilitar e divulgar seu trabalho. 

Esteja em contato com seus pacientes pelo WhatsApp, por exemplo, tire dúvidas, confirme os atendimentos… são inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer para o dia a dia e que refletem diretamente na vida do paciente. 

Quanto mais facilidade você oferecer a um possível cliente, maiores as chances de conquistá-lo! 

4. Invista em Marketing Médico 

Criar autoridade, melhorar a percepção profissional, se tornar referência na área… o Marketing Médico é capaz de fazer tudo isso, além da realização de estratégias e campanhas online, que divulgam sua clínica médica e aumentam as chances dos pacientes conhecerem seu trabalho. 

A área de marketing é bastante ampla e pode trazer diferentes resultados e, por isso, pode ser um ótimo investimento para quem quer crescer e ser reconhecido. 

Os serviços também são diversificados para cada objetivo, então é indicado procurar por uma empresa qualificada para isso, como é o caso da Shantal. 

Também é importante lembrar que existem regras de publicidade médica definidas pelo Conselho Federal de Medicina que precisam ser seguidas! 

5. Divulgue sua clínica médica 

Uma das funções do Marketing Médico é aumentar a divulgação direta da sua clínica na Internet. Isso é feito por meio de anúncios  e campanhas, principalmente nas redes sociais e buscadores, como o Google, aumentando as chances de um possível paciente encontrar sua clínica quando precisar. 

A publicidade offline também pode ser uma boa estratégia, mas tudo depende de cada caso e necessidade. O importante mesmo é não deixar de divulgar seu negócio, seja na Internet ou fora dela. 

6. Tenha presença digital 

Estar na Internet vai muito além de promover publicidade e campanhas de divulgação. Outro ponto que ganha cada vez mais importância é o uso das redes sociais como forma de criar proximidade com os pacientes e conquistar autoridade no seu segmento. 

Ter perfis nas principais redes sociais (Instagram e Facebook) é o primeiro passo. Por lá, você pode informar os pacientes sobre os serviços prestados pela clínica médica, postar avisos, interagir com as pessoas e até tirar dúvidas. Isso passa mais confiança para os possíveis clientes, que criam uma percepção mais profissional da clínica e acabam procurando por ela quando precisam.

7. Passe conteúdo de qualidade para as pessoas 

A área da saúde costuma ser cercada de dúvida para quem é leigo. Ou seja, seus possíveis pacientes. Por isso, utilize seu conhecimento para passar informação e conteúdo de qualidade para eles. 

Explique procedimentos, consultas ou exames. Dê dicas de qualidade de vida, alimentação, entre outras. Tudo isso mostra ao seu potencial paciente que você se importa com a saúde dele como um todo e aumenta a percepção de segurança? 

Mas onde publicar isso? Nas redes sociais, em um site próprio ou em um blog, dentro do site da clínica. Produzir conteúdo também é uma estratégia de marketing médico, mas pode ser feito desde o início de uma clínica médica. 

8. Promova uma boa experiência 

De nada adianta divulgar, criar uma proximidade e, finalmente, conquistar um novo paciente, se o atendimento não agradá-lo. Quando se fala em saúde e atendimento ao público, é essencial que as pessoas tenham uma boa experiência e, principalmente, confiança no profissional. 

Por isso, lembre-se de proporcionar uma boa experiência tanto para os pacientes mais antigos quanto para os novos. Assim, você os fideliza e consegue ainda mais indicações no futuro. 

9. Identifique as necessidades do seu público 

Existe alguma especialidade ou procedimento que seja relacionado com o que sua clínica médica já oferece? Talvez seja uma boa ideia começar a oferecê-lo também. Quando o paciente precisa se deslocar menos e otimiza seu tempo, as chances de ele optar pela sua clínica é maior. 

Sempre pense em formas de facilitar a vida do seu paciente, mas sem perder a qualidade do atendimento. 

10. Procure especialistas 

Realizar tudo isso sem ajuda não é tarefa fácil! Procure por pessoas qualificadas para avaliar as necessidades dos pacientes, fazer a organização administrativa e prezar pela comunicação. O Marketing Médico, por exemplo, é um ramo bastante diversificado, que merece atenção especializada para trazer os resultados desejados. 

Conquistar mais pacientes para sua clínica médica será apenas uma consequência de um trabalho estratégico e pensado, principalmente, no bem-estar do seu paciente! Gostou do conteúdo? Aqui em nosso site você encontra muitas outras dicas Confira o que o marketing médico pode proporcionar para sua carreira!


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