O novo normal nos consultórios médicos: quais as principais tendências?
jul
2021
É impossível escapar do avanço tecnológico do novo normal.
Presença online, integração de dados e atendimento a distância são apenas algumas das principais tendências para os consultórios médicos.
Com o advento da pandemia de covid-19, tecnologias que já vinham galgando espaço foram impulsionadas e se tornaram parte do cotidiano, de formas que você talvez não imagine.
90% dos médicos entrevistados em recente pesquisa acredita que as tecnologias digitais favorecem a saúde da população!
Para se alinhar com as tendências, é preciso entender as modificações que o novo normal irá produzir nos consultórios médicos.
Mas o que é exatamente o “novo normal”?
Novo normal nos consultórios médicos
O impacto de uma pandemia na área da saúde repercute em fortes alterações na dinâmica dos consultórios e serviços de saúde.
Com o início, avanço e duração da pandemia, algumas estratégias para atender os critérios de isolamento social precisaram se prolongar e se tornar contínuas.
Todos os serviços se adaptaram ao espaço online e o mundo passou a experimentar um alto nível de conectividade e tecnologização das relações.
A gestão dos consultórios médicos precisou se alinhar a essas tendências de forma integral e permanente diante das necessidades pandêmicas e das novas demandas dos consumidores.
Mesmo após o fim da pandemia, os benefícios e as facilidades da tecnologia tendem a permanecer, tornando-se normais.
Esse é o novo normal!
A seguir, veja as principais tendências dentro dos consultórios, guiadas pelas transformações tecnológicas.
Consultório digitalizado
Atualmente as pessoas buscam referências sobre os serviços de saúde online, no ciberespaço.
Assim, os consultórios devem ter um posicionamento digital para facilitar o contato e divulgação com seus pacientes.
As pessoas sentem maior confiança em consultórios com site e mídias sociais completas, com informações sobre atendimentos e competências.
Por isso, o marketing médico adequado é fundamental para ter bons resultados, engajar e atrair pacientes.
Biossegurança
Essa é uma tendência marcante, relacionada ao cuidado no ambiente médico, saúde e contaminação.
A prevenção que já existia nos consultórios atinge outro patamar e está relacionada à gestão dos consultórios.
Agora disponibilizar álcool gel, garantir o distanciamento e utilizar de forma correta os equipamentos de proteção tornou- se obrigatório.
Intervalo entre as consultas e assepsia dos equipamentos também são medidas importantes.
Integração de dados
Com as dificuldades do campo da saúde levantar e integrar dados durante a pandemia, a necessidade de centralização dos dados se tornou indispensável.
A centralização e cuidado com as informações facilitam para agilizar consultas e acessar o histórico dos pacientes, favorecendo os diagnósticos e intervenções.
Telemedicina
Muitos pacientes evitam realizar consultas frequentes por medo do contágio pela COVID-19.
A telemedicina se tornou uma saída para a evasão de pacientes e para que as pessoas continuem cuidando da sua saúde com acessibilidade.
As consultas online não substituem atendimentos presenciais, mas possuem vantagens importantes: mais econômicas, acessíveis e eliminam fronteiras geográficas entre médico e paciente.
Conte com a Shantal para adequar seu consultório ao novo normal
A Shantal Marketing Médico é especializada em digitalizar consultórios, oferecendo site, rede social, blog, SEO e outros serviços!
Possuímos serviço de marketing digital completo, focado na garantia da presença online dos consultórios e profissionais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos planos!