A reputação digital é fundamental para a sua empresa

01
mar
2021

Antes de mais nada, você se importa com o que dizem sobre você, sua empresa ou negócio na internet? Se você não tem esse costume, é interessante buscar desenvolver. Para toda e qualquer estratégia de marketing, a reputação digital é de fundamental importância.

Atualmente, a extrema facilidade que as pessoas têm de acessar as redes sociais, e as facilidades de comunicação, qualquer indivíduo pode opinar sobre qualquer assunto. Inclusive, sobre seu negócio, sua marca na internet.

Analogamente, isso possibilita ao consumidor o poder de compartilhar sua experiência com todas as marcas existentes no mercado. Além disso, avaliar e classificar qualquer serviço online se tornaram as principais influências no momento de uma decisão de compra ou contratação de um serviço.

Para você ter uma ideia, 97% dos consumidores buscam avaliações online antes de comprar em qualquer empresa. Ou seja, nunca foi tão fácil conhecer a reputação de uma empresa! Dessa forma, é de extrema importância a sua relação com o público alvo, bem como a intensificação de estratégias de marketing direcionadas para o relacionamento.

É fácil ter uma boa reputação digital?

Em síntese, quando falamos em reputação digital, referimo-nos a todo e qualquer conteúdo, avaliação e experiência relacionada a qualquer marca na internet. Como dito anteriormente, a reputação digital está intimamente ligada à decisão de compra.

Dessa forma, opiniões positivas são fundamentais. Ou seja, além de melhorar a visibilidade da sua marca, é possível despertar em seus clientes uma certa admiração!

Assim, por meio de estratégias, é possível potencializar o relacionamento com o cliente e construir sua imagem positiva no mercado. Algumas ideias são extremamente valiosas para você chegar ao seu objetivo. São elas:

Apostar em uma marca próxima ao cliente

Muitas organizações, ainda hoje, focam muito em uma imagem robotizada – aquela de consumidor x venda, sem nenhuma interação e estreitamento de laços com os clientes. Portanto, para você fugir dessa ideia, é interessante o investimento em canais de comunicação, interagir com o cliente e apresentar soluções efetivas.

Por exemplo, o Instagram. Ele é uma ótima ferramenta para estreitamento de laços. Você pode criar enquetes, responder clientes, além de tirar dúvidas que surgirem. Além disso, invista em campanhas que tragam benefícios para seus consumidores. Elas podem trazer resultados significativos para seu negócio.

Monitoramento da sua reputação

Lembre-se: sempre existirão comentários negativos. Você não consegue agradar todas as pessoas.

Assim, busque ferramentas para poder monitorar essas avaliações e quais meios estão falando da sua reputação. Uma estratégia bem montada, os clientes terão opiniões positivas da marca e da importância dela para o mercado!

Investimento em canais de comunicação

Em síntese, quando falamos em canais de comunicação, todas as estratégias são vantajosas, não apenas nas redes sociais! A Shantal Marketing Médico oferece serviços diferenciados para que você consiga alcançar os seus objetivos e conquistar o sucesso! Dessa forma, estamos falando de email, marketing, blogs, entre outros.

Além disso, crie sempre conteúdo relevante, de olho sempre nas estratégias SEO, para conquistar a tão sonhada primeira página do google!

O SEO local visa a otimização nos mecanismos de busca levando em consideração a geolocalização e outros recursos, como as redes sociais, para que o usuário encontre a solução que deseja próximo de onde está. Uma vez que o seu site tenha um bom SEO local, você poderá atrair mais público, gerar novas vendas e ter uma presença online mais relevante.

Os impactos negativos de uma má reputação na WEB

Antes de mais nada, consumidores que detectam avaliações negativas começam a criar dúvidas ou acabam desistindo de uma compra. Independente da área de atuação do seu negócio, o primeiro impacto para saber se sua marca vai mal são suas avaliações.

Dessa forma, os consumidores passarão a questionar muito mais os seus produtos e serviços, bem como a honestidade de sua organização.

Contudo, vale a pena lembrar que a má reputação na web é tão prejudicial quanto a ausência dela. Negócios com pouca referência também vão despertar a desconfiança da maioria das pessoas.

Os impactos positivos de uma boa reputação digital

Em suma, como podemos deduzir, marcas que tem boa reputação, vendem mais. Contudo, o sucesso de uma boa reputação digital vai muito além apenas de vendas.

Empresas bem avaliadas conquistam maior autoridade no mercado, fecham mais parcerias, chamam a atenção de investidores, e como consequência, tem um crescimento muito maior!

A Shantal é uma agência full service, orientada para elaborar soluções estratégicas e criativas para divulgar nossos clientes no ambiente digital. Desenvolvemos branding, material impresso, website, SEO, Links Patrocinados (Google Ads e Facebook Ads) e Mídias Sociais. Nosso planejamento de marketing tem o objetivo de atrair, engajar e converter!

Online Reputation Management

Por fim, para garantir o sucesso de qualquer estratégia de reputação digital, é imprescindível se manter atento às interações do seu público e a eventuais ataques que possam acontecer. Ou seja, monitoramento de dados e análise constante!

Dessa forma, como realizar esse trabalho?

Este trabalho é feito registrando e verificando todo conteúdo publicado em redes sociais, sites, blogs e fóruns relacionados ao seu negócio. Além disso, a checagem das principais palavras chaves utilizadas pelo seu público, ações de publicidade e manifestações realizadas em portais de discussão são essenciais!

Todas as ações citadas acima fazem parte do Online Reputation Management, ou, Gerenciamento de reputação digital. Assim, seus resultados são usados para direcionar a produção de conteúdo e as campanhas publicitárias da sua empresa! Aumente o fluxo de clientes com o melhor planejamento estratégico na área da saúde. Acesse o site da Shantal e conheça todos os nossos planos ou entre em contato conosco!


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