MKT médico como desenvolver uma estratégia de resultados

23
maio
2021

Na maioria das vezes, médicos e proprietários de clínicas e consultórios enxergam o marketing como algo exclusivo da publicidade. E você sabia que, muitas vezes, o próprio mkt médico é taxado como autopromoção ou mesmo uma prática antiética? Pois é.

Contudo, ao contrário desses pensamentos e ideias, o marketing médico é, de longe, o modo mais eficiente de sua equipe captar novos pacientes! Além disso, você pode melhorar suas práticas de atendimento, consultas e pós atendimento. Isto ajuda e muito sua clínica a alcançar o respeito que ela merece!

Mas afinal, você sabe o que é mkt médico? Você sabe como desenvolver uma estratégia de resultados?

MKT médico: uma boa prática que produz frutos

Em suma, o marketing médico é um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre alguma clínica, conquistando um maior número de pacientes.

Dessa forma, existem atividades estratégicas para seu negócio como melhorar sua autoridade, preparação de público, manter a presença no mercado e combater a publicidade negativa!

Assim, o marketing de conteúdo é uma das ações mais eficazes para desenvolver uma estratégia de resultados. Além disso, está a presença da clínica em mídias sociais. Com estas estratégias, você consegue mostrar a sua área de atuação, dar dicas para seus pacientes, e mostrar as qualificações do seu corpo médico.

Antes de mais nada: não podemos esquecer do boca a boca. Ele pode funcionar bem, junto a catálogos de convênio. Contudo, você precisa pensar também a longo prazo. Assim, é preciso sempre inovar para conseguir um público maior.

Mas afinal, qual a real importância dessas estratégias para sua clínica?

Qual a importância do marketing médico?

A princípio, precisamos tomar cuidados com algumas ideias. Existe, o que pode ser considerado “boas práticas”. Elas incluem um bom planejamento estratégico, boa relação pós consulta, etc. E existem também, as “más práticas”. E são essas que precisam de atenção.

A publicidade avulsa, sem base em uma estratégia de marketing, é um dos casos que precisam ser evitados!

Competência e excelente atendimento ainda continuam a ser fatores decisivos para manter um bom consultório. Além disso, investir em formação acadêmica e cuidado com a estrutura física da clínica são requisitos para a conquista do espaço e diferencial no mercado!

Nesse sentido, o mkt médico entra como a parte final para todo o processo. Mas em qual sentido? De nada adianta você ter uma estrutura excelente e não conseguir atrair seus pacientes!

Por fim, saiba que é perfeitamente possível trabalhar com um mkt médico ético e que traga excelentes resultados!

Ferramentas de busca

Quem nunca sentiu algo diferente e foi buscar no google para ver o que era? Pois é. Hoje em dia, é comum que as pessoas utilizem ferramentas de busca para descobrir algo em relação à saúde.

Dessa forma,  é de extrema importância investir em visibilidade! Esperar que o boca a boca faça todo trabalho, como antigamente, não é o caminho mais sensato a seguir-se!

Mas então, como desenvolver uma boa estratégia de marketing que dê resultados? Existem algumas dicas essenciais que vamos entender adiante!

Fatores importantes para uma boa estratégia de mkt médico

Antes de mais nada: vocês sabem quem são as pessoas que precisam do seu serviço de saúde? Este, é o primeiro grande fator que precisa de análise. A construção da sua persona! Em outras palavras, conhecer o perfil do seu paciente.

Construção da persona e público alvo

Assim, tudo começa com a definição do perfil de pessoas que você quer atender em seu consultório. Quando você define isso, torna-se possível desenvolver estratégias que atraiam esse público. Dessa forma, você antecipa suas necessidades e pode aumentar a chance de criar uma relação perene, aquela que dura muito tempo.

Uma boa forma de construir um bom perfil é conversar com pessoas que já vão a sua clínica, descobrindo sua idade, situação econômica, profissão, se tem filhos, etc. A conversa deve ser um diálogo agradável, sem roteiro!

Pronto! Você conseguiu sua persona! Agora, precisa atentar-se aos próximos passos. Elaboração de uma identidade visual, marketing de conteúdo e a construção de um site!

Identidade visual: imagens valem mais que mil palavras!

Em suma, a frase do nosso título resume muito bem a importância de uma identidade visual bem feita! Assim como em uma marca, geralmente, as pessoas terão o primeiro contato com você através da sua identidade visual. Seja por um site ou por uma rede social.

Portanto, ela deve ser feita de modo a despertar “boas sensações” a quem vê, além de transmitir os valores que você preza. Claro, respeitando sempre a coerência visual. Nada de coisas exageradas!

Há casos em que a identidade visual já está pronta. Nestes casos, não é preciso alterar ela por já ter uma identificação consolidada, coerente e de qualidade. 

Presença online

A princípio, vamos começar com o básico. Um site. Já aconteceu de você indicar uma clínica a alguém, e ela não ter um site? Pois é, a presença digital é importantíssima! Em um site, você poderá mostrar o que você oferece, seu conhecimento e preocupação com a qualidade de vida e bem estar dos seus pacientes! 

Além disso, procure sempre deixar ele atualizado. Assim, busque um site responsivo, otimizado e que esteja entre os primeiros sugeridos pelo nosso conhecido google!

Marketing de conteúdo, digital e de relacionamento

Você precisa de algum modo, em seu site, mostrar seu conhecimento sobre o assunto. Aí entram ferramentas como o marketing de conteúdo. E ele vai além das estruturas da clínica. Precisa oferecer orientações sobre consultas, ser informativo (blogs) e abordar os principais problemas, mostrando uma solução.

Por fim, o mais valioso para qualquer médico ou clínica é o relacionamento com seus pacientes. Concorda comigo? O relacionamento é a soma do conhecimento, experiência e confiança diante das pessoas. Esse fato vale mais que qualquer ativo físico e determinam o real valor do serviço!

Portanto, busque sempre esse pontos e invista neles! Procure sempre novidades, de modo manter tudo sempre atualizado!

Você ainda tem dúvidas de como desenvolver uma boa estratégia de mkt médico? Que tal entrar em contato com a gente! Ficaremos felizes em te ajudar!


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